Os amantes dos carros esportivos precisam se preparar para uma grande mudança: a Porsche anunciou que os icônicos 718 Boxster e 718 Cayman a combustão deixarão de ser produzidos em meados de 2025. Esse anúncio veio diretamente de Albrecht Reimold, gerente de produção da Porsche, que também revelou planos para um sucessor totalmente elétrico para esses modelos.
Novas Regulamentações e Fim dos Motores a Combustão
No início deste ano, os 718 Boxster e 718 Cayman foram aposentados na Europa devido a novas regulamentações de segurança cibernética. A mesma sorte teve o Macan com motores a gasolina. No entanto, ainda é possível encontrar esses modelos fora da União Europeia, mas não por muito tempo. O Macan a combustão, por exemplo, está programado para sair de linha em meados de 2026.
Reimold explicou que a Porsche está se preparando para um futuro totalmente elétrico. Ele mencionou que já dirigiu o novo modelo elétrico substituto do Boxster e do Cayman e afirmou que será um “carro realmente divertido”. Embora mais detalhes ainda não tenham sido divulgados, os flagras recentes sugerem que o conversível será o primeiro a ser lançado.
O Impacto nas Vendas e a Transição para o Elétrico
A saída de cena dos motores a combustão certamente terá um impacto nas vendas da Porsche. Em 2023, a linha 718 cresceu 13%, alcançando 20.518 unidades, enquanto a demanda pelo Macan se manteve estável com 87.355 veículos vendidos. O Macan elétrico tem grandes chances de atrair os compradores que optavam pelos modelos a gasolina, mas resta saber como os entusiastas se sentirão com a ausência de um motor tradicional nos novos Boxster e Cayman.
Além das regulamentações cada vez mais rígidas na Europa, Reimold destacou que não seria financeiramente viável investir em um carro com 10 anos de idade, mesmo que seja um dos mais vendidos da marca: “O volume por si só não é uma referência para nós como fabricante de luxo”.
O Futuro da Porsche
Enquanto os motores a combustão ainda estão disponíveis, espera-se que os modelos 718 se beneficiem de um aumento nas vendas. Contudo, com os modelos já fora da Europa, a Porsche tem um grande desafio pela frente para manter o desempenho de vendas de 2023.
A transição para veículos elétricos está se acelerando, e a Porsche está totalmente comprometida com essa mudança. Para os fãs dos motores a combustão, resta aproveitar os últimos anos desses modelos icônicos e esperar que os novos elétricos tragam a mesma emoção e prazer de dirigir que sempre foram marcas registradas da Porsche.
Acompanhe nosso blog para mais atualizações sobre o futuro dos carros esportivos e todas as novidades do mundo automotivo.