Há uma década, a Nissan apresentou o conceito IDx no Salão de Tóquio, um carro esportivo conceitual de entrada com uma versão Nismo, que deixou os entusiastas do automobilismo empolgados. No entanto, ao longo dos anos, essa empolgação foi se dissipando à medida que o carro não avançou para a produção. Mas agora, há um vislumbre de esperança no horizonte para os amantes de carros esportivos, graças às declarações feitas pelo chefe de planejamento de produtos da Nissan, Ivan Espinosa, em uma entrevista à revista Top Gear.
Espinosa destacou a importância de ter um carro de entrada na linha da Nissan, especialmente um carro esportivo elétrico voltado para o público jovem. Ele fez questão de que a Nissan sempre teve modelos emblemáticos, como o Nissan GT-R e o Z, bem como carros de entrada, como os populares hot hatches do passado, como o Pulsar. No entanto, actualmente, esse ponto de preço e desempenho específico parece estar ausente na linha da montadara japonesa.
O plano da Nissan é criar um carro elétrico esportivo menor e mais acessível, destinado a atender às expectativas de jovens consumidores na faixa dos 20 anos. Para tornar esse veículo atraente para esse público, Espinosa enfatiza que ele deve ser emocionante e envolvente de dirigir. Além disso, a empresa planeja oferecer uma versão Nismo, para aqueles que buscam um desempenho ainda mais aprimorado.
A ideia por trás desse projeto é desafiar modelos concorrentes, como o Toyota GR86, o Subaru BRZ e o Mazda MX-5 Miata. No entanto, o desafio é notável, uma vez que lançar um carro esportivo de entrada exige que ele seja mais acessível do que o Z mais barato, que é vendido nos Estados Unidos por cerca de US$ 43.305. Isso significa que a Nissan deve buscar um preço abaixo de US$ 40.000 para o carro elétrico elétrico, o que é um objetivo ambicioso, especialmente quando se considera que até o mesmo o GR86 mais acessível custa quase US$ 30.000 atualmente.
No entanto, a Nissan não é a única montadora japonesa a explorar o mercado de veículos esportivos elétricos. Concorrentes domésticas, como Honda, Mazda e Toyota, também estão investindo em carros de desempenho híbridos e elétricos. Recentemente, o Japan Mobility Show testemunhou a estreia de modelos como o Honda Prelude, o Mazda Iconic SP e o Toyota FT-Se.
Além disso, a Nissan mostrou seu compromisso com um futuro elétrico ao apresentar o conceito Hyper Force, que serve como uma janela para que possamos esperar o futuro elétrico do icônico GT-R.
Outra especulação que despertou o interesse dos entusiastas foi um possível renascimento do Silvia, um modelo clássico da Nissan. Embora haja rumores de um renascimento elétrico dessa placa de identificação em 2025, é importante encarar essa informação com ceticismo, pois muitas vezes os rumores nem sempre se concretizam.
Em resumo, a Nissan está avaliando a possibilidade de lançar um carro esportivo elétrico acessível para jovens, com a ambição de competir com modelos concorrentes e atrair uma nova geração de entusiasmo de carros esportivos. No entanto, o desafio de alcançar um preço competitivo é significativo, mas a Nissan parece determinada a abraçar o futuro elétrico e desbravar novos caminhos na indústria automobilística.
Esperamos que a montadora japonesa concretize seus planos e traga ao mercado um carro esportivo elétrico emocionante que atenda às expectativas dos jovens entusiastas de automóveis.