No cenário automotivo nacional, uma novidade promete sacudir o mercado: o BYD Song Pro. Este SUV, apresentado recentemente ao público brasileiro, já está gerando grande expectativa. E não é para menos, afinal, além de competir em um dos segmentos mais aquecidos atualmente, ele marcará a história da marca chinesa BYD no Brasil. A partir de 2024, a montagem do Song Pro começará por aqui, com peças importadas. A estratégia da empresa inclui tanto o regime SKD, onde o carro já vem parcialmente montado, quanto o CKD, que envolve a montagem final no Brasil. O grande destaque, no entanto, será em 2025, quando o Song Pro se tornará o primeiro carro totalmente nacional da BYD, montado na linha de produção em Camaçari, Bahia.
Para atender a diferentes perfis de consumidores, o BYD Song Pro será disponibilizado em duas versões: GL e GS. A versão GL, mais acessível, será comercializada por R$ 189.800, enquanto a GS, mais completa, custará R$ 199.800. Ambos os modelos apresentam um design moderno e imponente, com dimensões que garantem conforto e espaço interno. O Song Pro tem 4.738 mm de comprimento, 1.860 mm de largura, 2.712 mm de entre-eixos e 1.710 mm de altura. Essas medidas o tornam maior que competidores como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos.
Um dos grandes diferenciais do BYD Song Pro é o seu sistema híbrido DM-i. Equipado com um motor 1.5 aspirado de 98 cv e 12,4 kgfm, que atua como um gerador de energia para as baterias, o SUV conta ainda com um motor elétrico de 197 cv e 30,6 kgfm. A potência combinada varia entre 223 cv na versão GL e 235 cv na versão GS. A diferença de desempenho entre as duas configurações se deve à maior capacidade de bateria na versão GS, que possui 18,3 kWh contra 12,9 kWh da versão GL. Isso se traduz em uma autonomia elétrica de 71 km para o GL e 110 km para o GS, conforme a medição padrão chinesa NEDC.
Além da performance, o BYD Song Pro impressiona pelo conjunto tecnológico de série. A versão GL traz faróis de LED, rodas de 18″, acendimento automático dos faróis, lanternas de LED, painel de instrumentos com tela de 8,8″, sistema multimídia com tela de 12,8″ com GPS integrado e espelhamento sem fios, ar-condicionado de duas zonas, piloto automático, freio de estacionamento eletrônico com função autohold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmeras 360, chave presencial com partida por botão, 6 airbags, porta-malas com acionamento elétrico e compatibilidade com NFC. A versão GS vai além, incluindo banco do motorista com ajuste elétrico e filtro de partículas para o ar-condicionado.
Com a chegada do BYD Song Pro, a marca chinesa demonstra seu compromisso com o mercado brasileiro, oferecendo um produto competitivo e repleto de inovações. A expectativa é que, com a nacionalização do modelo em 2025, a BYD conquiste ainda mais espaço e reconhecimento no Brasil, consolidando sua presença no mercado de SUVs híbridos.