Elbil: O Primeiro Carro Elétrico da Volvo e o Ancestral do EX30

O mundo dos automóveis elétricos não é uma novidade tão recente quanto muitos podem pensar. De fato, a Volvo, uma das marcas mais respeitadas no setor automotivo, já experimentava com a eletrificação de veículos há quase meio século. No entanto, o que poucos sabem é que o primeiro passo da empresa sueca nesse caminho inovador começou com um pequeno e peculiar protótipo, conhecido como Elbil, o “avô” dos atuais carros elétricos da marca, incluindo o popular Volvo EX30.

O Volvo EX30, um SUV compacto do segmento B, tem atraído grande atenção nos últimos meses graças à sua combinação de preço e desempenho, além de oferecer conforto e um design atraente para o público internacional. Mas como a Volvo chegou ao ponto de lançar um veículo elétrico tão bem-sucedido? A história começa em 1976, quando a empresa apresentou seu primeiro conceito de carro elétrico, o Elbil.

O Nascimento do Elbil: Um Elétrico Trabalhador

Em 1976, a Volvo decidiu criar um veículo elétrico experimental, parcialmente financiado pela Televerket, uma estatal escandinava de telecomunicações. O Elbil, que significa simplesmente “automóvel elétrico” em sueco, era um protótipo compacto, medindo apenas 2,46 metros de comprimento. Para termos de comparação, ele era 23 centímetros mais curto que o Smart ForTwo de segunda geração, produzido entre 2006 e 2014.

Dois exemplares do Elbil foram apresentados: um modelo para entregas, com capacidade para dois ocupantes, e outro para passageiros, com espaço para quatro pessoas. Construídos nas instalações da Volvo, esses protótipos foram utilizados pela Televerket para tarefas leves, como o transporte de funcionários e distribuição de encomendas na cidade de Gotemburgo, tudo isso sem emitir poluentes. Cada veículo era alimentado por doze baterias de seis volts, que forneciam uma autonomia de aproximadamente 50 quilômetros ou duas horas de condução.

 

Segurança e Simplicidade: Características do Elbil

O Elbil foi criado com um propósito específico: servir como um veículo funcional para serviços simples, e não para atender ao público em geral. Por isso, seu design não era particularmente atraente, mas sim focado na funcionalidade. Em termos visuais, os dois protótipos se assemelhavam a caixotes de papelão sobre rodas, mais próximos de carrinhos de golfe do que dos carros convencionais.

 

Grande parte dos componentes do Elbil foi feita sob medida, embora algumas peças tenham sido reaproveitadas de modelos de produção da Volvo, como as maçanetas, que vieram dos sedãs e station wagons da linha 240. O interior era extremamente simples, com um painel vertical que incluía dois voltímetros, um velocímetro e uma chave geral. As janelas das portas eram divididas horizontalmente e, para permitir ventilação, a metade inferior podia ser basculada para cima por meio de uma dobradiça, semelhante ao que se via no Citroën 2CV.

Apesar de sua simplicidade, o Elbil não ignorava a segurança. Ele vinha equipado com quatro cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os passageiros da frente, um diferencial importante para um veículo subcompacto dos anos 70.

 

Desafios e Limitações do Elbil

Para acomodar quatro assentos em um veículo tão pequeno, a Volvo integrou dois motores elétricos ao eixo traseiro, que permitiam ao Elbil alcançar uma velocidade máxima de 69 km/h. No entanto, para preservar a vida útil das baterias, a Volvo recomendava que o veículo fosse conduzido a uma velocidade de cruzeiro entre 45 e 50 km/h.

Um dos desafios mais notáveis do Elbil era seu peso. Apesar de ser um carro extremamente compacto, ele pesava uma tonelada, sendo que 300 quilos desse total correspondiam às baterias de chumbo-ácido, a tecnologia disponível na época. Essas baterias demoravam cerca de dez horas para serem recarregadas, o que limitava significativamente a praticidade do veículo.

Mesmo em um período marcado pelas crises do petróleo e pela preocupação com o esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, o Elbil não despertou interesse suficiente para avançar além da fase de protótipo. Os carros elétricos eram vistos como lentos, pesados e pouco práticos, e por isso, não foram levados a sério naquela época.

Legado do Elbil e a Evolução dos Carros Elétricos da Volvo

Hoje, olhando para trás, o Elbil é uma prova do quanto a tecnologia dos carros elétricos evoluiu nas últimas décadas. Embora o projeto não tenha prosperado, ele representa um marco importante na história da Volvo e da indústria automotiva em geral.

Para aqueles que desejam ver esse pioneiro dos carros elétricos de perto, uma visita ao World of Volvo, em Gotemburgo, na Suécia, é uma excelente oportunidade. Lá, é possível conhecer o Elbil e outros modelos históricos da marca, que contribuíram para moldar o futuro da mobilidade elétrica.

O Elbil pode não ter sido um sucesso em seu tempo, mas sua existência foi fundamental para o desenvolvimento de veículos como o Volvo EX30, que hoje representam a vanguarda da mobilidade sustentável.

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