O Citroën Ami Buggy é uma verdadeira celebração da originalidade e ousadia da marca francesa, que resgata sua tradição de criar veículos anticonvencionais e revolucionários. Muito além de um carro comum, o Ami Buggy é uma “solução de mobilidade” que se destaca por sua simplicidade e design inovador, remetendo aos icônicos modelos que marcaram a história da Citroën, como o 2CV, DS e Méhari. Este pequeno veículo elétrico, que recentemente desembarcou no Rio de Janeiro para a Rio Innovation Week, oferece uma experiência de condução que é, ao mesmo tempo, peculiar e encantadora, revelando que é possível fazer o máximo com o mínimo.
Guiar o Ami Buggy pelas ruas do Rio de Janeiro é como voltar no tempo e reencontrar a essência da Citroën: criatividade, inovação e uma pitada de irreverência. A cabine, surpreendentemente espaçosa para um veículo de apenas 2,41 metros de comprimento, oferece uma experiência confortável e prática. Suas portas assimétricas, com a do motorista abrindo ao estilo “suicida” (da frente para trás), são um detalhe que reforça a proposta de simplicidade e eficiência do Ami.
O Ami Buggy não é apenas um veículo para se deslocar; ele é uma expressão de estilo e personalidade. Com um design que desafia o convencional, onde a frente e a traseira são idênticas para reduzir custos de produção, ele se posiciona como uma alternativa urbana que combina funcionalidade e estética de forma única. Além disso, sua concepção modular permite uma fácil personalização e adaptação às necessidades dos usuários, tornando-o ainda mais atraente para aqueles que buscam um veículo prático e diferenciado.
No entanto, a introdução do Ami Buggy no Brasil enfrenta desafios significativos. A legislação atual classifica o Ami como um quadriciclo, o que o impede de se beneficiar dos mesmos incentivos fiscais dos veículos elétricos convencionais. Além disso, as restrições de segurança, como a ausência de airbags e ABS, tornam sua comercialização um desafio. Apesar disso, a Stellantis trouxe alguns exemplares para o país, em uma tentativa de avaliar o mercado e explorar possíveis nichos, como condomínios fechados ou áreas onde o emplacamento não é exigido.
Na Europa, em especial na França, o Citroën Ami encontrou um ambiente muito mais favorável, sendo classificado como um “Voiture sans permis” (VSP), permitindo que ele seja conduzido sem carteira de habilitação e dispensando a obrigatoriedade de itens de segurança como airbags e ABS. Essa categoria de veículos é especialmente popular entre adolescentes e idosos, que valorizam a facilidade de uso e a praticidade para pequenos deslocamentos urbanos.
O Citroën Ami Buggy, com seu design disruptivo e proposta minimalista, é uma prova de que a originalidade ainda tem lugar no mundo automotivo. Ele desafia as normas estabelecidas e oferece uma nova perspectiva sobre mobilidade urbana. Seja em Paris ou no Rio de Janeiro, o Ami Buggy representa uma volta às raízes da Citroën, combinando a simplicidade e a inovação de uma maneira que poucos veículos conseguem. Para aqueles que apreciam a autenticidade e a ousadia, o Ami é muito mais que um meio de transporte; é uma declaração de estilo e uma celebração da mobilidade em sua forma mais pura.