A Chevrolet Montana, uma das picapes mais aguardadas no mercado brasileiro, foi recentemente submetida ao exigente teste de colisão do Latin NCAP. No entanto, o resultado trouxe uma surpresa: o modelo conquistou apenas três estrelas, ficando abaixo de outros veículos da marca, como o Chevrolet Ônix e o Tracker, que utilizam a mesma plataforma e obtiveram classificações superiores.
Apesar de oferecer seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como itens de série, a Montana apresentou uma performance que levantou discussões sobre a segurança oferecida pelo veículo. Nos testes realizados, que incluíram impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e avaliação do ESC, a picape conseguiu 79,18% de proteção para ocupantes adultos. Essa pontuação reflete uma boa proteção, com destaque para a estabilidade da estrutura no impacto frontal e uma proteção considerada de boa a adequada em impactos laterais.
Porém, o teste também revelou pontos de melhoria. A proteção dos ocupantes infantis foi considerada baixa, principalmente devido à decisão da Chevrolet de posicionar os dummies (manequins de teste) voltados para a frente, contrariando as melhores práticas globais que recomendam o posicionamento voltado para trás em determinadas situações. Esse fator foi determinante para uma pontuação de 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil. Além disso, a ausência do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), mesmo como opcional, também impactou negativamente a avaliação final.
Outro aspecto importante avaliado foi a proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada, onde a Montana obteve 44,45%, um índice que ainda pode ser melhorado. Nos Sistemas de Assistência à Segurança, a picape registrou 65,12%, refletindo a ausência de algumas tecnologias avançadas de assistência ao condutor, conhecidas como ADAS.
A decisão de submeter a Chevrolet Montana aos testes do Latin NCAP foi voluntária por parte do fabricante. Após a divulgação dos resultados, Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP, destacou a importância da avaliação, mencionando que, apesar de a Montana se sair bem em comparação com concorrentes diretos, como a Fiat Strada, há espaço para melhorias. Furas enfatizou a necessidade de a Chevrolet reconsiderar suas estratégias de proteção infantil e a adoção de tecnologias ADAS, com o objetivo de alcançar classificações de segurança ainda mais altas em futuras avaliações.
Em resumo, a Chevrolet Montana mostrou-se uma picape com bons níveis de proteção, mas que ainda tem margem para aprimoramentos. A avaliação do Latin NCAP serve como um alerta para consumidores que buscam o melhor em termos de segurança veicular e para fabricantes que precisam estar atentos às exigências de um mercado cada vez mais focado na proteção dos ocupantes e na adoção de novas tecnologias.