O mercado automobilístico brasileiro está em constante evolução, e a busca por veículos mais eficientes e sustentáveis está moldando a indústria. Nesse cenário, a BorgWarner, um dos principais fornecedores de componentes automotivos, está desempenhando um papel fundamental ao se preparar para a eletrificação dos carros nacionais até 2026.
O Início da Era do Downsizing e dos Motores Turbo
Há mais de uma década, o mercado brasileiro vem se familiarizando com o conceito de downsizing, uma estratégia que visa aumentar a eficiência dos motores, permitindo maior desempenho com menor cilindrada. Essa tendência foi popularizada com a chegada de carros como o Volkswagen up! TSI em 2015 e o Polo em 2017, ambos fornecidos com motores turbo.
No entanto, o turbo não é produzido pelas montadas; é fornecido por empresas especializadas como a BorgWarner. Com fábricas em Itatiba e Piracicaba, ambas no interior de São Paulo, a BorgWarner se tornou a maior fabricante de turbocompressores para carros flex na América Latina. Ela fornece esses componentes para diversos modelos populares, incluindo veículos da Stellantis e da Volkswagen.
Além dos turbocompressores, a BorgWarner também produz uma ampla gama de produtos para motores a combustão, como embreagens viscosas, ventiladores e sistemas de sincronismo do motor. A linha de montagem de Piracicaba concentra-se na fabricação de baterias para veículos elétricos, atendendo aos chassis de ônibus elétricos da Mercedes-Benz.
A Mudança para a Eletrificação
À medida que a indústria automobilística mundial volta à eletrificação, a BorgWarner também está acompanhando essa tendência. Embora a empresa já forneça sistemas e motores elétricos para veículos híbridos em escala global, esses componentes ainda são importados para o Brasil, devido à falta de demanda local.
No entanto, o cenário está mudando rapidamente. Empresas chinesas, como BYD na Bahia e GWM no interior de São Paulo, estão estabelecendo suas fábricas para a produção nacional de carros híbridos e elétricos. Além disso, fabricantes como Stellantis e Volkswagen confirmaram seu compromisso com a eletrificação no mercado brasileiro, começando com modelos híbridos-flex.
Em um comunicado, a BorgWarner revelou que está colaborando com uma montadara instalada no Brasil no desenvolvimento de um turbocompressor para um carro de passeio híbrido nacional, com lançamento previsto para 2025/2026. Esse projeto envolve o desenvolvimento de um Motor de Partida/Gerador por Correia, um componente fundamental para veículos híbridos-leves (MHEV).
O Futuro da Eletrificação no Brasil
Embora os detalhes sobre o carro em questão ainda sejam mantidos em sigilo, especula-se que modelos da Stellantis, como o Pulse e o Fastback, e da Volkswagen, como o novo T-Cross reestilizado, podem fazer parte desse movimento em direção à eletrificação.
O importante é que o mercado automobilístico brasileiro, com a ajuda da BorgWarner, está se preparando para abraçar a eletrificação. Embora possa parecer distante, a eletrificação já está em andamento, assim como aconteceu com a tendência de downsizing anos atrás.
Em resumo, a BorgWarner está desempenhando um papel crucial na transição do mercado brasileiro para a eletrificação dos carros, adaptando-se às novas demandas por veículos mais eficientes e sustentáveis. Até 2026, veremos mais carros híbridos e elétricos nas estradas brasileiras, graças aos esforços da indústria e de empresas inovadoras como a BorgWarner. É uma revolução que promete transformar a maneira como nos locomovemos, tornando nossas cidades mais limpas e sustentáveis.