A Ferrari F80 chegou para redefinir os padrões de desempenho e tecnologia no mundo dos hipercarros. Com um visual impressionante e números que deixam até os supercarros mais potentes para trás, esse modelo já está sendo chamado de o novo carro-chefe da marca italiana. Sua principal inovação está no motor: um V6 híbrido que combina a potência de três motores elétricos para gerar um total de 1.200 cv. Com esses números, a F80 se tornou a Ferrari mais potente já construída, marcando um novo capítulo na história da montadora.
Potência e Desempenho Incríveis
O coração da Ferrari F80 é o motor V6 de 3 litros, capaz de produzir 900 cv sozinho. No entanto, quando combinado com seus três motores elétricos, a potência total sobe para 1.200 cv. Esse conjunto permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,15 segundos, e de 0 a 200 km/h em apenas 5,75 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h, um pouco acima do McLaren W1, um de seus principais concorrentes. Para atingir esse nível de performance, a Ferrari fez ajustes refinados no motor, aumentando a pressão da câmara de combustão em 20% em relação ao modelo 296, além de adicionar turbos elétricos que eliminam o turbo lag, proporcionando uma resposta instantânea ao motorista.
Engenharia de Ponta
O sistema híbrido da Ferrari F80 é uma obra-prima de engenharia. Os dois motores elétricos na dianteira permitem vetorização de torque, otimizando o desempenho em curvas, enquanto o motor elétrico traseiro adiciona mais 81 cv à potência total. Esse motor traseiro também recupera até 70 kW de energia em frenagens regenerativas, contribuindo para a eficiência do carro. A bateria de 800 Volts e 2,3 kWh oferece 329 cv extras de potência elétrica, permitindo que a F80 seja ágil e potente, mesmo em situações de alta demanda.
Design e Aerodinâmica Inspirados na Fórmula 1
O design da Ferrari F80, assinado por Flavio Manzoni, foi criado no Centro de Estilo da Ferrari em Maranello e traz elementos que remetem aos carros da Fórmula 1. A dianteira afilada, em conjunto com o S-Duct, proporciona uma força descendente impressionante de 1.000 kg a 259 km/h, o que garante estabilidade e aderência nas pistas. A cabine é 5 cm mais baixa do que a do LaFerrari, oferecendo uma experiência de condução mais imersiva e esportiva.
Modos de Condução e Tecnologia Avançada
A Ferrari F80 oferece três modos de direção: Híbrido, Performance e Qualify. Cada modo ajusta a distribuição de energia e o comportamento do carro conforme a necessidade do motorista. O modo híbrido foca na eficiência e recuperação de energia, enquanto o modo Performance maximiza a potência e mantém a bateria em cerca de 70% de carga. O modo Qualify libera toda a potência do carro, ideal para quem busca uma experiência extrema nas pistas. Além disso, a nova tecnologia Boost Optimization analisa as características da pista e distribui a potência extra nos momentos certos, como em longas retas.
Suspensão e Freios de Alta Performance
A Ferrari F80 também recebeu um sistema de suspensão ativa, com amortecedores da Multimatic que se ajustam automaticamente para oferecer o melhor equilíbrio entre conforto e desempenho. Já o sistema de freios, desenvolvido em parceria com a Brembo, usa a tecnologia CCM-R Plus, que melhora a resistência mecânica em 100% e a conectividade térmica em 300% em relação aos freios tradicionais de fibra de carbono, proporcionando um desempenho incomparável em situações de alta demanda.
Exclusividade e Preço
Com apenas 799 unidades produzidas, a Ferrari F80 será um dos carros mais exclusivos do mundo, e o preço reflete essa exclusividade: € 3,6 milhões, ou cerca de R$ 22 milhões, de acordo com as taxas de conversão atuais. A produção terá início no final de 2025 e se estenderá até 2027, garantindo que a F80 seja um dos modelos mais desejados da próxima década.
Com esse conjunto de inovações tecnológicas, design arrojado e desempenho de tirar o fôlego, a Ferrari F80 promete ser o novo ícone no mundo dos hipercarros.