
Os apaixonados por carros esportivos tiveram que esperar mais de 35 anos pela primeira BMW M3 Touring, mas a espera valeu cada minuto. Agora, a montadora alemã está pronta para elevar o nível dessa icônica perua de alto desempenho com a estreia do poderoso BMW M3 CS Touring. Esta versão traz mais potência, menos peso e uma dinâmica de condução ainda mais refinada, mantendo o espaço e a versatilidade característicos da linha.
Potência e Desempenho Impressionantes
Sob o capô, o motor de seis cilindros em linha biturbo 3.0 S58 foi ajustado para entregar 550 cv a 6.250 rpm, um aumento significativo em relação aos 530 cv da M3 Touring convencional. Esse ganho é possível graças ao aumento da pressão do turbo para 2,1 bar e às modificações nos componentes eletrônicos do motor. O torque permanece impressionante, com 66,3 kgfm disponíveis entre 2.750 e 5.950 rpm.
Os números de desempenho refletem essa potência aprimorada: a M3 CS Touring acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, 0,1 segundo mais rápido que a M3 Touring. A diferença de 0 a 200 km/h é ainda mais notável, com 11,7 segundos contra 12,4 segundos do modelo padrão. A velocidade máxima é de 300 km/h, 20 km/h a mais que a versão convencional, mesmo com o Pacote M Drivers opcional.
Redução de Peso e Materiais Avançados
A BMW não economizou em soluções para reduzir o peso do modelo. Elementos feitos de fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP) incluem o capô, splitter dianteiro, entradas de ar, capas dos retrovisores e difusor traseiro. No interior, assentos de carbono especificamente projetados, shift paddles no volante e acabamentos em carbono contribuem para a otimização do peso. Com essas medidas, a M3 CS Touring é 15 kg mais leve que o modelo padrão, pesando 1.920 kg.
Dinâmica de Condução Refinada
O desempenho dinâmico também foi aprimorado. O suporte de precisão opcional no compartimento do motor aumenta a rigidez da carroceria, enquanto ajustes especiais nos amortecedores adaptativos, na direção e nos freios melhoram a dirigibilidade. O controle de estabilidade e o M Dynamic Mode também foram revisados para uma condução ainda mais precisa e envolvente.
Design e Estilo Esportivo
Visualmente, a M3 CS Touring se destaca pelas peças de carbono, grade de rim com moldura vermelha, spoiler de teto também emoldurado em vermelho e faróis de LED amarelos no estilo de corrida. As cores de pintura incluem opções icônicas como British Racing Green, Laguna Seca Blue, Frozen Solid White e Sapphire Black.
No interior, o esquema de cores preto e vermelho domina, com assentos traseiros e bancos do tipo caçamba. O volante de Alcântara achatado com marcações vermelhas às 12 horas adiciona um toque esportivo, enquanto a capacidade do porta-malas permanece generosa, variando entre 500 e 1.510 litros.
Tecnologia de Ponta e Conforto
A M3 CS Touring mantém o sistema de tração integral específico do M, com modos 4WD Sport e 2WD. A transmissão automática ZF de 8 velocidades e o diferencial de deslizamento limitado eletrônico garantem uma distribuição ideal de potência.
As rodas de raios específicos, com 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, podem ser configuradas em bronze dourado ou preto fosco. Pneus esportivos estão disponíveis sem custo adicional, e há opção para pneus de ultrapista Michelin Cup 2 R.
Preço e Disponibilidade
Na Alemanha, o BMW M3 CS Touring tem preço inicial de 152.900 euros, 46.600 euros acima do M3 Touring convencional, mas ainda 7.100 euros mais barato que o M4 CS Coupé. O lançamento no mercado europeu está previsto para março de 2025, com produção limitada. Ainda não há informações sobre a chegada ao Brasil.
O BMW M3 CS Touring é um verdadeiro marco para os entusiastas de peruas esportivas. Com potência elevada, design refinado e dinâmica de condução aprimorada, ele representa o que há de melhor em desempenho e praticidade familiar. Resta agora aguardar para ver se ele conquistará novos recordes em pistas como a lendária Nordschleife e se, eventualmente, chegará ao mercado brasileiro.