BMW se Prepara para Produzir Apenas Carros Elétricos em Munique a Partir de 2027

A BMW está prestes a marcar um dos maiores avanços em sua história, transformando completamente sua fábrica em Munique para produzir exclusivamente veículos elétricos a partir de 2027. Essa decisão faz parte da estratégia da marca para acelerar a eletrificação, mesmo em um cenário onde a demanda por carros elétricos não atingiu as expectativas iniciais. A transição será liderada pela nova plataforma Neue Klasse, programada para estrear em 2026 e revolucionar a forma como os carros elétricos são fabricados.

Uma Revolução na História da BMW

A mudança na fábrica de Munique representa mais do que uma simples adaptação; trata-se de uma revolução completa. Inaugurada em 1918, essa unidade de produção tem uma história rica e diversificada. Inicialmente, a planta produzia motores de avião, passando depois para motocicletas, com destaque para a BMW R 32, de 1923. Em 1952, saiu de suas linhas de montagem o primeiro automóvel, o BMW 501.

O grande marco veio em 1962, quando a unidade começou a fabricar a primeira geração da Neue Klasse, uma família de sedãs e cupês que abriu caminho para a série 3 e consolidou a BMW no segmento de carros premium. Agora, a mesma fábrica se prepara para mais uma transformação histórica, com um investimento de € 650 milhões para a modernização de suas instalações.

O Futuro da Produção na Fábrica de Munique

Para abrir espaço para a Neue Klasse, a produção de motores a combustão foi transferida para outras unidades da BMW em Hams-Hall, no Reino Unido, e Steyr, na Áustria. Em 2026, a fábrica de Munique fabricará simultaneamente veículos elétricos e a combustão. No entanto, a partir de 2027, a unidade passará a produzir exclusivamente modelos elétricos, consolidando a BMW como uma das montadoras mais avançadas na transição para a mobilidade sustentável.

 

Essa abordagem também trará mudanças significativas na forma como os carros serão fabricados. De acordo com Milan Nedeljković, Chefe de Produção e membro do Conselho da BMW AG, a meta é simplificar ao máximo os processos, reduzindo o número de componentes e digitalizando a produção. Tecnologias como realidade aumentada serão utilizadas para monitoramento da qualidade e otimização do fluxo de trabalho.

Redução de Custos e Eficiência

Com essas inovações, a BMW espera reduzir em 25% os custos de produção por unidade até 2025, comparado aos valores de 2019, último ano estável antes da pandemia e da crise dos semicondutores. No entanto, isso não significa necessariamente que os novos modelos elétricos serão mais baratos para os consumidores.

A fábrica de Munique será um modelo para o futuro da BMW, destacando-se pela eficiência, flexibilidade e inovação. Essa transição vai muito além de simplesmente substituir motores a combustão por elétricos; trata-se de uma redefinição completa da cadeia produtiva, garantindo um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado para a montadora alemã

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