A Chevrolet confirmou que a linha 2025 do Onix e Onix Plus virá equipada com o novo motor 1.0 turbo flex com injeção direta. Esse avanço eleva a potência dos modelos para 121 cv com etanol e 117 cv com gasolina, trazendo melhorias em comparação aos números atuais. No entanto, mesmo com esse aumento, a nova motorização não posiciona a dupla da Chevrolet entre os carros mais potentes da categoria.
Com essa atualização, tanto o Onix hatch quanto o Onix Plus sedã superam rivais como o VW Polo, que oferece 116 cv, e o Hyundai HB20, com 120 cv, ambos turbinados e utilizando etanol. Apesar desse ganho competitivo, os modelos da Chevrolet ainda ficam atrás dos líderes da categoria em termos de potência. O Peugeot 208 e o Citroën C3, que utilizam o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, alcançam expressivos 130 cv com etanol, estabelecendo um patamar superior em performance.
A escolha da Chevrolet em não adotar uma abordagem mais agressiva na potência do Onix pode ser vista como uma estratégia que prioriza outros aspectos, como economia de combustível, custo-benefício e confiabilidade mecânica. Embora a performance seja um fator relevante para muitos consumidores, a marca parece estar focando em um público que valoriza um equilíbrio geral, abrangendo conforto, conectividade e baixo custo de manutenção.
Essa diferença de potência em relação aos concorrentes diretos pode impactar a percepção do Onix no mercado. Para os consumidores que buscam desempenho mais esportivo em veículos compactos, o Onix pode não ser a primeira opção, deixando espaço para os modelos da Stellantis, que dominam o segmento em termos de potência.
Por outro lado, é importante observar que a Chevrolet ainda possui uma das melhores combinações entre design moderno, tecnologia embarcada e um histórico de liderança de mercado com o Onix. Assim, a linha 2025 se apresenta como uma boa opção para quem busca um carro equilibrado e eficiente, mesmo que não seja o mais potente da categoria.