Recentemente, a Volkswagen do Brasil anunciou três novos esportivos que chegarão ao mercado brasileiro em 2025. Os modelos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI simbolizam um “resgate da esportividade” e marcam um momento histórico para a marca alemã, que retorna às suas raízes esportivas. Contudo, essa não é a primeira vez que a Volkswagen possui um portfólio repleto de modelos apimentados, refletindo uma tradição que remonta aos anos 70.
Na década de 70, a Volkswagen iniciou sua trajetória no segmento esportivo com modelos icônicos como o Fusca 1600 S, popularmente conhecido como “Bizorrão”, o SP2 e o Passat TS. Nos anos 80, essa tradição continuou com o Passat Pointer e o revolucionário Gol GT, que transformou a imagem do Gol, inicialmente equipado com um motor boxer refrigerado a ar que não foi bem recebido pelo mercado.
Em 1988, a versão GTI do Gol trouxe uma inovação importante: foi o primeiro carro de série no Brasil a adotar injeção eletrônica. Equipado com o motor AP 2.0 e o sistema Bosch LE-Jetronic, entregava 112 cv e torque de 17,5 kgfm. Graças ao seu peso reduzido de 970 kg, o desempenho impressionava, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.
Durante os anos 90, a linha esportiva da Volkswagen cresceu ainda mais. A marca chegou a oferecer três hatchbacks esportivos simultaneamente: o Gol GTI (disponível em versões 8v e 16v), o Pointer GTI (derivado do Escort MK5) e o Golf GTI de terceira geração, importado para o Brasil. O Pointer, fabricado no Brasil e na Argentina, trazia motor 2.0 de oito válvulas, gerando 116 cv e torque de 17,7 kgfm. Apesar do peso de cerca de 1.190 kg, o modelo alcançava 100 km/h em 10,7 segundos e uma velocidade máxima de 192 km/h.
Em 1997, foi a vez da perua Parati ganhar uma versão esportiva. Inicialmente lançada com duas portas, ela compartilhava o body kit do Gol GTI 16V, com aerofólio, saias laterais e ressalto no capô. A Parati GTI marcou época como a única perua compacta esportiva do mercado, enquanto sua rival Fiat Palio Weekend seguia outro caminho, apostando em versões aventureiras como a Palio Adventure, lançada em 1999.
Com os lançamentos previstos para 2025, a Volkswagen reafirma seu compromisso com a esportividade, recuperando um legado que marcou gerações de entusiastas no Brasil. Esses novos modelos prometem trazer não apenas performance, mas também o charme que sempre caracterizou os esportivos da marca.