Uma grande mudança na produção do icônico Fiat 500 chamou a atenção do mundo automotivo recentemente. A Fiat decidiu encerrar a fabricação do modelo em solo europeu, especificamente na fábrica de Tychy, na Polônia, e transferiu toda a linha de montagem para sua nova planta em Tafraoui, na Argélia. A partir de agora, o subcompacto será produzido no continente africano, de onde será exportado para diversos países da África e Oriente Médio.
Essa mudança marca o fim de uma era para os consumidores europeus, que viram o Fiat 500 se tornar um símbolo de estilo e eficiência desde 2007. Para celebrar sua história no continente, a Fiat lançou uma edição especial de despedida, o 500C Collezione 1957, uma homenagem ao ano de início da fabricação do modelo clássico. Foram produzidas apenas 1.957 unidades dessa série, oferecendo aos colecionadores uma peça histórica e exclusiva.
O motivo por trás da transferência de produção está relacionado às novas regras de segurança cibernética que passaram a vigorar na Europa. Com isso, a Fiat decidiu dar prioridade à montagem de outros modelos em suas plantas europeias, como o novo crossover 600. Mesmo assim, ainda há esperança para os fãs do Fiat 500, pois a Fiat afirma que ainda possui estoques do modelo em várias concessionárias europeias, suficientes para durar até o final deste ano. Porém, é importante ressaltar que os modelos estão gradativamente desaparecendo dos configuradores online da marca.
Na Polônia, o Fiat 500 era produzido em sua versão micro-híbrida (MHEV), e embora a produção tenha sido encerrada, as vendas do modelo na Europa em 2023 foram expressivas, com 165.277 unidades comercializadas. Outra opção para os consumidores europeus é o Fiat 500e, a versão totalmente elétrica do subcompacto, que continuará sendo fabricado na planta de Mirafiori, na Itália. Equipado com um motor de 87 kW (118 cv) e uma bateria de até 42 kWh, o 500e oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos e uma autonomia de 227 km.
Entretanto, as vendas do modelo elétrico ainda estão aquém das expectativas da Fiat, o que levou a marca a anunciar que, em 2025, será lançada uma versão híbrida do 500e. Essa nova variante ocupará uma posição intermediária entre os modelos a combustão e elétrico, e substituirá o antigo 500 MHEV que acaba de ser descontinuado. A Stellantis, grupo ao qual a Fiat pertence, espera produzir cerca de 200 mil unidades da linha 500 anualmente em Mirafiori, sendo que 125 mil dessas unidades serão da versão híbrida.
Essa mudança estratégica marca uma nova fase para o Fiat 500, que, ao longo dos anos, se consolidou como um dos modelos mais queridos da marca italiana. Agora, com sua produção voltada para novos mercados, o modelo continua sua trajetória de inovação e adaptação às novas demandas do setor automotivo.