
Após meses de atraso, a nova geração do compacto finalmente chegará às lojas italianas em março, oferecendo preços competitivos e tecnologias atualizadas. Este modelo é uma das grandes apostas da Fiat para renovar seu portfólio, contando com opções híbridas e totalmente elétricas.
Fiat Grande Panda Hybrid: Três Configurações de Acabamento
O Grande Panda Hybrid será oferecido em três versões distintas: Pop, Icon e La Prima. A configuração mais básica, Pop, traz rodas de aço de 16″, faróis halógenos, ar-condicionado manual, painel digital com tela de 10″, vidros dianteiros elétricos e sensor de estacionamento traseiro, com preço a partir de 18.900 euros (aproximadamente R$ 116.000 em conversão direta).
A versão Icon eleva o pacote com faróis Pixel LED, lanternas em LED, vidros elétricos nos bancos traseiros e retrovisores com ajuste elétrico. Seu preço é de 20.400 euros (cerca de R$ 125.000). Já a topo de linha, La Prima, inclui rodas de liga-leve de 17″, barras de teto, ar-condicionado automático, bancos em tecido premium e sensores de estacionamento dianteiros, custando 22.900 euros (R$ 140.600).
Todas as versões contam com o sistema híbrido-leve composto por motor 1.2 a gasolina de 100 cv e um motor elétrico de 21 kW (28,5 cv) integrado ao câmbio automatizado eDCT de dupla embreagem.
Grande Panda Elétrico: Opção Sustentável
A variante totalmente elétrica traz um motor de 83 kW (113 cv) alimentado por uma bateria de 44 kWh. Este conjunto oferece autonomia de 320 km, com carregamento completo em 27 minutos em corrente contínua de 100 kW. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atinge velocidade máxima de 132 km/h.Disponível em duas versões, a configuração básica RED custa 24.900 euros (R$ 152.900) e conta com rodas de 16″, faróis EcoLED e tela sensível ao toque de 10,25″. Já a versão La Prima, por 27.900 euros (R$ 171.300), inclui equipamentos semelhantes à variante híbrida correspondente.
Possível Lançamento no Brasil
Embora o Fiat Panda nunca tenha sido vendido oficialmente no Brasil, ele sempre compartilhou semelhanças com o Fiat Uno, que foi um dos principais produtos da marca no país. Agora, com essa nova geração, há especulações de que o modelo possa servir de inspiração para o sucessor do Argo.
O CEO Olivier François declarou que a Fiat busca unificar suas linhas europeias e sul-americanas para melhorar a rentabilidade e reduzir o regionalismo. Se isso acontecer, o Grande Panda pode se tornar uma opção interessante para o mercado brasileiro, repetindo a história do Fiat Uno em 2010.
O Fiat Grande Panda 2024 chega com uma proposta moderna e diversificada, abrangendo versões híbridas e elétricas que atendem às exigências de sustentabilidade e eficiência. Caso venha a inspirar o mercado brasileiro, poderá ser um importante marco para a Fiat em sua estratégia de unificação global.