Enquanto diversas montadoras avançam em direção a painéis de controle totalmente digitais, a Hyundai decidiu ir contra essa tendência. Em um estudo recente realizado na América do Norte, a marca sul-coreana identificou que os motoristas continuam a preferir o uso de botões físicos em seus veículos, especialmente para funções rotineiras, como ajustar o ar-condicionado e controlar o volume do sistema de som.
O resultado da pesquisa surpreendeu ao revelar que muitos motoristas sentem desconforto ao lidar exclusivamente com controles touchscreen. Em vez de simplificar a experiência, o uso de uma tela centralizada para todas as funções de controle pode gerar frustração e distração. Segundo Ha Hak-soo, chefe de design da Hyundai, “não somos totalmente contra as telas sensíveis ao toque, mas alguns controles devem ser facilmente acessíveis”. Essa declaração reflete a percepção de que, embora o toque seja popular e amplamente adotado por marcas como Tesla, Volvo, Xiaomi e BYD, ele não é ideal para todas as situações.
O Desafio do Equilíbrio entre Touchscreen e Controles Físicos
Inicialmente, a Hyundai se inspirou no sistema de entretenimento da Tesla, que centraliza quase todos os comandos em uma grande tela touchscreen. No entanto, os resultados do teste prático revelaram que muitos usuários se sentiam frustrados ao tentar acessar rapidamente determinadas funções. Em momentos de direção mais intensa ou em situações que requerem um ajuste imediato, como mudar a temperatura do ar, o layout touchscreen exclusivo se mostrou menos prático, aumentando o nível de estresse dos motoristas.
A marca agora explora soluções que combinem a usabilidade intuitiva dos botões físicos com a tecnologia dos displays digitais, integrando ambos de maneira harmônica para garantir que a experiência de direção seja segura e agradável. De acordo com Hak-soo, se a Hyundai replicasse essa pesquisa globalmente, os resultados seriam semelhantes, indicando que, apesar da inovação, o bom senso e a praticidade continuam sendo critérios essenciais na experiência de direção.
Outras Montadoras Repensam o Uso Excessivo das Telas Touchscreen
A Hyundai não está sozinha nesse caminho de redescobrir a importância dos botões físicos. Recentemente, a Volkswagen também revisou sua estratégia após receber um grande volume de reclamações de clientes sobre o uso exclusivo de superfícies de toque no lugar dos botões tradicionais. O feedback negativo dos consumidores levou a marca a reavaliar e abandonar gradualmente essas superfícies de toque nos comandos principais, especialmente no sistema de entretenimento e nas funções do volante.
Outro exemplo vem da Honda, que na nova geração do Fit optou por substituir os controles touchscreen do sistema de ar-condicionado pelos botões convencionais. Essas mudanças sugerem que o futuro dos painéis de controle está no equilíbrio entre a praticidade dos controles físicos e a tecnologia digital, priorizando sempre a experiência e a segurança dos motoristas.
O Caminho para o Futuro: Equilíbrio entre Usabilidade e Tecnologia
A decisão da Hyundai reforça a importância de ouvir as necessidades dos consumidores e oferecer soluções que combinem funcionalidade e inovação. Em vez de apostar cegamente no uso de telas para todos os controles, a marca pretende integrar ambos os recursos, criando painéis que facilitam o uso e aumentam a segurança.
Para os interessados em conhecer mais sobre as inovações automotivas e os lançamentos de veículos elétricos e híbridos, a Hyundai estará presente no Electric Days 2024, que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro, no Prédio da Bienal, em São Paulo.