A Austrália do Sul introduziu recentemente uma regulamentação que exige uma habilitação especial para motoristas de “veículos de ultra alta potência” (UHPV). Essa medida visa aumentar a segurança nas estradas para carros que possuem relação peso/potência superior a 375 cv por tonelada. E, desde dezembro, a legislação já está sendo aplicada, resultando em multas consideráveis para quem não a respeita.
Recentemente, um caso chamou a atenção: o motorista de um Lamborghini Huracán STO foi parado pela polícia por circular sem a placa traseira. Durante a abordagem, as autoridades verificaram que ele não possuía a licença especial exigida para dirigir veículos UHPV. O esportivo em questão é equipado com um motor V10 de 630 cv e pesa 1.339 kg, atingindo uma relação de 470 cv por tonelada—100 cv acima do limite estabelecido.
A multa aplicada pela infração foi de 2.500 dólares australianos, cerca de R$ 9.600. Em caso de reincidência, o valor pode chegar a 5.000 dólares australianos (R$ 19.300), podendo até resultar em prisão. Além disso, a legislação também prevê penalidades para motoristas que desativarem sistemas de segurança do veículo, como ABS, controle de tração e frenagem de emergência automatizada. Caso o condutor comprove que a desativação não foi intencional ou que desconhecia o estado dos sistemas, a multa pode ser anulada.
Como Obter a Habilitação Especial
Para dirigir carros classificados como UHPV, os motoristas precisam realizar um curso online que dura cerca de uma hora e custa 61 dólares australianos. O treinamento é focado em ensinar técnicas seguras de direção, funcionamento de sistemas automatizados de segurança e como lidar com os riscos associados à alta potência.
Essa medida é vista como um importante passo para reduzir acidentes envolvendo veículos esportivos e de alto desempenho. A regulamentação também serve como exemplo de como a legislação pode acompanhar as inovações tecnológicas e o aumento de veículos potentes nas ruas.
A iniciativa reflete uma crescente preocupação com a segurança rodoviária em relação aos supercarros e é um marco para motoristas de carros de alta performance. Para proprietários de modelos como o Lamborghini Huracán STO, essa regulação se torna um ponto essencial a ser considerado antes de pisar fundo no acelerador.