O cenário automotivo está passando por uma transformação significativa, e a previsão é animadora para os entusiastas da mobilidade elétrica. Pedro Pacheco, vice-presidente de pesquisa da Gartner, prevê que até 2027 os carros elétricos serão mais baratos de produzir do que os veículos a combustão interna (ICE). Vamos explorar os motivos por trás dessa mudança e o impacto que ela pode ter no mercado.
Plataformas Dedicadas e Inovações na Produção
Uma das razões fundamentais para a redução nos custos de produção dos carros elétricos é a adoção de plataformas dedicadas a esses veículos. Essas plataformas proporcionam às montadoras a flexibilidade necessária para projetar linhas de montagem que atendam às especificidades dos carros elétricos, como um trem de força menor e um piso de bateria plano. Em contrapartida, as plataformas “multienergia” enfrentam limitações devido à necessidade de acomodar componentes de veículos a combustão.
A inovação na produção, exemplificada pelo “gigacasting”, também desempenha um papel crucial. Essa técnica envolve a fusão de grandes seções do carro como uma única peça, eliminando a necessidade de dezenas de soldas e agentes de ligação. Empresas pioneiras, como a Tesla, têm liderado esses avanços, reduzindo significativamente os custos de montagem.
A Queda nos Custos de Montagem como Fator Surpresa
O custo das baterias tem diminuído consistentemente, mas o verdadeiro fator surpresa está na queda acelerada dos custos de montagem. Pedro Pacheco afirma que o “gigacasting” sozinho pode reduzir os custos da carroceria em branco em pelo menos 20%. Adicionalmente, a utilização do pacote de bateria como elemento estrutural proporciona mais economias.
Essa reviravolta nos custos de montagem está acelerando a tão aguardada paridade de preços entre os carros elétricos e os modelos a combustão. A previsão otimista é que essa paridade seja alcançada até 2027.
A Perspectiva para o Mercado de Carros Elétricos
Apesar da desaceleração na taxa de adoção de veículos elétricos em alguns mercados-chave, as projeções da Gartner indicam um forte crescimento nas vendas de carros elétricos. Espera-se que metade de todos os carros vendidos em 2030 seja totalmente elétrica.
Entretanto, Pedro Pacheco destaca que o mercado está entrando em um período de “sobrevivência dos mais aptos”, em contraste com a anterior “corrida do ouro” para fabricantes de veículos elétricos. Isso sugere que a competição no setor será mais acirrada, e apenas as empresas mais preparadas sobreviverão.
2024: Um Ano de Transição no Mercado Europeu de Carros Elétricos
O ano de 2024 é considerado um ponto de transição no mercado europeu de veículos elétricos. Empresas chinesas, como BYD e MG, estão fortalecendo suas redes de vendas e linhas de produtos, enquanto montadoras tradicionais, como Renault e Stellantis, estão se preparando para lançar modelos mais acessíveis. Isso evidencia uma mudança significativa no panorama automotivo em direção à eletrificação.
Em resumo, o futuro dos carros elétricos parece mais promissor do que nunca. Com a queda nos custos de produção e as inovações contínuas, a mobilidade elétrica está prestes a se tornar não apenas uma opção sustentável, mas também mais acessível para o público em geral. A expectativa é que até 2027, os carros elétricos não sejam apenas uma escolha consciente, mas também uma escolha econômica para os consumidores.