A Stellantis Motorsport, divisão de corridas do grupo Stellantis, acaba de lançar o Peugeot 208 Racing, uma versão especialmente projetada para competições amadoras de rali e pista. Esse modelo oferece uma opção acessível para pilotos iniciantes e equipes de baixo orçamento, posicionado abaixo do mais caro e potente 208 Rally4, produzido na Argentina.
Desempenho e Mecânica
O Peugeot 208 Racing é equipado com o motor PureTech 1.2 turbo, que foi modificado para gerar 147 cv, comparado aos 110 cv da versão convencional. Além disso, o motor utiliza uma corrente de distribuição em vez da correia banhada a óleo, tornando-o mais robusto para competições. A transmissão é manual de seis marchas com relações mais curtas, otimizando a performance nas pistas. O carro também foi aliviado para pesar apenas 1.050 kg, proporcionando maior agilidade.
Equipamentos de Competição
O modelo é entregue com componentes de alto desempenho, incluindo suspensão, freios, rodas e pneus próprios para corridas. Também acompanha uma gaiola de segurança homologada pela FIA, idêntica à do 208 Rally4, garantindo a segurança dos pilotos em condições extremas.
Preço e Disponibilidade
Com um preço inicial de 38.900 euros (cerca de R$ 239.721), o Peugeot 208 Racing oferece uma alternativa de custo reduzido em comparação ao 208 Rally4, que custa cerca de 75.000 euros (R$ 462.187). As entregas para o mercado europeu estão previstas para fevereiro de 2025, com possibilidade de expansão para outras regiões no futuro.
A Stellantis está determinada a reviver a tradição da Peugeot em competições, como foi o caso das edições especiais dos modelos 206 e 207 para corridas no Brasil. Agora, o 208 Racing surge como uma nova promessa para amadores e entusiastas do automobilismo.