Renault 5 Elétrico: O Retorno do Ícone em Versão Sustentável para a Europa

O aguardado Renault 5 elétrico está prestes a ser lançado na Europa, depois de dois anos de expectativa desde o último Salão de Paris. O veículo foi recentemente flagrado em testes pelo site Autocar e, agora, a Renault prepara sua estreia oficial no próximo dia 14 de outubro, durante o Salão de Paris 2024. Com esse lançamento, a montadora francesa mira diretamente em um mercado cada vez mais competitivo, que inclui rivais de peso como Fiat 500e, Peugeot e-208, Citroën e-C3 e Mini Cooper.

O novo Renault 5 é inspirado no conceito Renault 4Ever, e apresenta uma carroceria mais alta e larga, lembrando um “novo Twingo” com o toque de design característico dos compactos europeus. Embora o mercado de carros elétricos enfrente desafios na Europa, a Renault acredita que ainda há espaço para veículos eficientes, voltados para o uso urbano, e que o Renault 5 pode preencher essa lacuna. O modelo promete ser uma alternativa acessível e funcional para consumidores que buscam praticidade e modernidade no dia a dia.

Plataforma e Estrutura Inovadora

O Renault 5 é construído sobre a nova plataforma Ampr Small (anteriormente conhecida como CMF-BEV), que compartilha componentes com o Nissan Juke e o Renault Clio. Esse reaproveitamento de uma arquitetura existente resultou em uma redução de 30% nos custos de desenvolvimento, em comparação com a criação de uma plataforma exclusiva, como aconteceu com o Fiat 500e. A ideia é oferecer um veículo moderno, sem que o preço final ao consumidor seja impactado significativamente pelos altos custos de desenvolvimento.

Outro destaque do Renault 5 é a suspensão multibraço na traseira, um diferencial em relação ao design de eixo de torção do Clio. Segundo os engenheiros da Renault, essa escolha visa proporcionar uma experiência de condução mais esportiva e dinâmica, sem comprometer o conforto a bordo. Essa combinação de desempenho e conforto é um dos pilares do projeto, que busca atrair motoristas que valorizam a dirigibilidade em ambientes urbanos e estradas sinuosas.

Motor e Bateria: Potência e Eficiência

Embora muitos detalhes ainda não tenham sido revelados, a Renault vem soltando algumas informações sobre as novidades tecnológicas que farão parte do Renault 5. Um dos grandes destaques é o inversor, que é 15 kg mais leve, e as baterias, com layout mais simples e pesando cerca de 240 kg nas opções de 40 kWh ou 52 kWh, oferecendo maior autonomia para o compacto elétrico. Com três opções de motor (94 cv, 121 cv e 148 cv), a versão intermediária promete acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos, destacando-se também pelo desempenho.

Em termos de autonomia, a Renault afirma que o modelo com a bateria de 40 kWh terá um alcance de cerca de 300 km, enquanto a versão de 52 kWh pode chegar a até 400 km. Ambas as versões suportam carregamento rápido, sendo que a versão com bateria menor permite uma capacidade de carregamento de até 80 kW em corrente contínua, e a de 52 kWh pode atingir até 100 kW. Além disso, o Renault 5 poderá fornecer até 11 kW para dispositivos externos através de sua porta de carregamento, uma funcionalidade que permite que o veículo se integre à rede elétrica de forma mais eficiente, expandindo suas possibilidades de uso.

Produção e Fábrica

Os motores do Renault 5 serão fabricados na unidade de Cléon, a mesma que produziu os motores do Renault 5 original, além de modelos icônicos como o Alpine A110, a van Renault Estafette e os primeiros Twingos. A montagem do novo modelo elétrico ocorrerá em Douai, ao lado do Mégane E-Tech, onde também será construída uma gigafábrica para a produção de baterias, com inauguração prevista para meados de 2025.

 

Com todas essas inovações, o novo Renault 5 elétrico promete ser uma forte aposta da montadora francesa no mercado de carros elétricos compactos, combinando eficiência, desempenho e um design nostálgico que faz referência ao seu antecessor clássico. Resta agora aguardar o Salão de Paris para conhecermos todos os detalhes desse modelo que pretende marcar uma nova era para os compactos elétricos na Europa.

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