No cenário automobilístico europeu, a Renault celebra uma conquista significativa com o Renault Scénic E-Tech, que foi coroado como o Carro do Ano 2024. Este prestigiado prêmio reconhece não apenas a excelência em design e desempenho, mas também destaca a transição bem-sucedida da Renault para a eletrificação.
O modelo, agora transformado em um SUV totalmente elétrico, superou concorrentes de peso, incluindo o BMW Série 5 e o Peugeot 3008, ao acumular impressionantes 329 pontos. Os 308 votos atribuídos aos concorrentes de segundo e terceiro lugares não foram suficientes para deter o avanço do Scénic E-Tech.
A competição também contou com outros finalistas notáveis, como o Kia EV9 (190 pontos), o Volvo EX30 (168), o BYD Seal (131) e o Toyota C-HR (127). Destaca-se que, nesta edição, quatro dos sete finalistas eram veículos totalmente elétricos, sinalizando a crescente importância e aceitação dessa tecnologia no mercado europeu.
O júri responsável pela seleção do vencedor era composto por 59 membros representando 22 países europeus. Os veículos concorrentes foram avaliados com base em sua disponibilidade em pelo menos cinco mercados distintos da região. A cerimônia de premiação, seguindo uma tradição de mais de 60 anos, aconteceu no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, na Suíça.
Com essa vitória, a Renault adiciona mais um troféu à sua coleção, totalizando agora sete ao longo de sua história. O Scénic E-Tech se junta a outros modelos icônicos da marca, como o Renault 16 (1966), Renault 9 (1982), Clio (1991), Scénic (1997), Mégane (2003) e Clio (2006).
O Renault Scénic E-Tech, construído sobre a plataforma AmpR (anteriormente conhecida como CMF-EV), apresenta dimensões impressionantes, medindo 4.470 mm de comprimento, 1.864 mm de largura e 1.571 mm de altura. Seu espaçoso porta-malas, com capacidade para cerca de 545 litros, oferece praticidade para os usuários, enquanto seu peso, variando em torno de 1.842 kg, dependendo da versão, garante uma condução eficiente.
Na versão padrão, o modelo está equipado com um motor elétrico dianteiro de 170 cv, uma bateria de 60 kWh e uma autonomia de 420 quilômetros no ciclo WLTP. Já a versão topo de linha se destaca com um motor de 220 cv, uma bateria de 87 kWh e uma impressionante autonomia de mais de 620 km no ciclo WLTP. Além disso, sua aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos destaca o desempenho ágil e responsivo do Scénic E-Tech.
Esta vitória não apenas consagra a Renault como uma líder na inovação automotiva, mas também reforça a crescente importância dos veículos elétricos na indústria. O Renault Scénic E-Tech não é apenas um vencedor do Carro do Ano 2024; é um testemunho da evolução contínua em direção a um futuro mais sustentável e eletrificado