Volkswagen Tera: O Início de uma Nova Era para a Marca no Brasil

A Volkswagen está preparando uma grande transformação no Brasil nos próximos anos, e o SUV Tera é apenas o começo dessa revolução. Com um investimento de R$ 16 bilhões até 2028, a marca alemã aposta em novos modelos, eletrificação e uma reformulação na sua linha. O Tera chega para ocupar um espaço estratégico entre o Polo e o Nivus, competindo com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro SUV da Chevrolet baseado no Onix. Mas essa novidade também traz mudanças significativas para outros modelos, como o próprio Polo, que pode perder espaço no mercado.

Como o Tera Impacta a Linha Polo?

O segmento de SUVs compactos está em alta, e a Volkswagen está apostando nisso. Modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian mostraram que há um público que deseja um carro com valor agregado superior a um hatch, mas que ainda não chegou ao segmento de SUVs médios. O Tera entra exatamente nessa faixa, o que pode afetar as vendas do Polo. Hoje, boa parte das vendas do hatch estão na versão Track, enquanto as versões mais caras podem perder espaço para o novo SUV. Outro ponto importante é que o Tera pode contar com o motor 1.0 aspirado, ampliando seu alcance de mercado.

 

A Nova Plataforma da Volkswagen

A plataforma MQB-A0, utilizada atualmente na família Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera, não foi projetada para eletrificação e está próxima do seu ciclo final. A Volkswagen já confirmou o desenvolvimento da MQB Hybrid, uma nova base que deve ser inspirada na MQB Evo do Golf MK8, mas com elementos mais simples para reduzir custos. Essa nova plataforma permitirá maior eletrificação e tecnologias de condução avançadas. O primeiro modelo a estrear essa base no Brasil deve ser a nova picape da marca, que será produzida em São José dos Pinhais (PR) e contará com o motor 1.5 turbo híbrido-leve flex.

Quatro Modelos Inéditos a Caminho

Além do Tera e da picape híbrida, a Volkswagen ainda tem dois modelos inéditos planejados até 2028. Fontes indicam que a nova geração do T-Cross e do Nivus pode estrear com essa plataforma, trazendo mais espaço interno, eletrificação e novos recursos de assistência à condução. E isso é só o começo. Em 2024, a VW já confirmou o lançamento do Nivus GTS, o retorno do Golf GTI ao Brasil e a chegada do novo Jetta GLI. Além disso, o Taos e até mesmo o Tiguan podem ser renovados em breve.

 

O Futuro da Volkswagen no Brasil

Com essa estratégia agressiva de lançamentos e inovações tecnológicas, a Volkswagen pretende se fortalecer no mercado nacional e liderar a nova era da mobilidade. A eletrificação parcial da linha, aliada às novas plataformas e modelos, coloca a marca em um caminho promissor para os próximos anos. Fique ligado para mais novidades e acompanhe as mudanças que transformarão a Volkswagen no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *