O mundo automobilístico está em constante evolução, e a Volkswagen anunciou recentemente mudanças significativas em sua linha de veículos na Europa. Um dos modelos que está dando adeus é o Volkswagen up!, um subcompacto que ganhou destaque por sua eficiência energética e construção de qualidade. Neste artigo, vamos explorar o fim do Volkswagen up! na Europa e as expectativas em torno de seu sucessor elétrico com um preço estimado de menos de R$ 100 mil.
O Fim do Volkswagen up! no Brasil e na Europa
O anúncio do fim da produção do Volkswagen up! no Brasil surpreendeu muitos entusiastas do carro. Em abril de 2021, apenas três meses após a Volkswagen apresentar a linha 2021, a empresa tomou uma decisão curiosa: reduzir a capacidade do veículo de 5 para 4 lugares, evitando a adaptação de um cinto de três pontos para o quinto ocupante. Essa medida intrigante indicou que algo estava acontecendo nos bastidores.
Entretanto, a revista britânica Autocar revelou que o destino do up! já estava selado globalmente. A produção do modelo na fábrica da Volkswagen em Bratislava, na Eslováquia, foi encerrada, marcando o fim de um ciclo de 12 anos no mercado europeu. O up! chegou à Europa em 2011, substituindo o Fox, que era exportado do Brasil para o continente.
O Futuro Elétrico: ID.1 e ID.2
Os planos da Volkswagen para a Europa incluem a manutenção do Polo como o modelo de entrada da empresa por enquanto. No entanto, há indicações de que o Polo também poderá sair de linha em um futuro próximo. A grande novidade é que o Volkswagen up! deverá ser substituído por um novo carro de entrada totalmente elétrico, possivelmente chamado de ID.1. A expectativa é que esse modelo movido a bateria seja acessível, com um preço estimado de menos de R$ 100 mil na Europa.
Além disso, o Polo pode ser sucedido pelo ID.2, uma possibilidade que foi antecipada pelo conceito ID.2all. A Volkswagen está claramente apostando na eletrificação para seu futuro, seguindo a tendência global em direção a veículos mais sustentáveis e energeticamente eficientes.
O Volkswagen up! no Brasil
No Brasil, o Volkswagen up! também fez história. Lançado em 2014, o veículo era conhecido por sua modernidade dentro do segmento de subcompactos. Utilizava motores 1.0 de 3 cilindros, tanto aspirado quanto turbo, e se destacava pela eficiência energética e construção de qualidade. A versão brasileira era ligeiramente diferente da europeia, com um porte um pouco maior, um porta-malas mais espaçoso e uma tampa traseira de chapa em vez de vidro.
Em dezembro de 2020, a Volkswagen lançou o up! 2021 em uma única versão chamada Xtreme, equipada exclusivamente com o motor turbo. O que chamou a atenção foi a homologação de apenas 4 lugares, uma decisão tomada pela marca em vez de adaptar o modelo para o uso de cintos de três pontos e encostos de cabeça para o quinto passageiro do banco traseiro.
Conclusão
O fim do Volkswagen up! na Europa e no Brasil marca uma mudança significativa na estratégia da Volkswagen em relação à sua linha de entrada. Com o modelo sendo substituído por um carro elétrico acessível, a empresa está seguindo o caminho da eletrificação e sustentabilidade. Aguardamos com expectativa o lançamento do ID.1 e do possível ID.2, que prometem ser veículos inovadores em um mercado automobilístico em constante evolução.