A sétima geração do icônico VW Transporter T7 foi apresentada na Alemanha, trazendo uma combinação de tradição e inovação. Embora a minivan elétrica I.D. Buzz tenha sido chamada de “Kombi do século XXI”, a verdadeira herdeira das Kombis que conhecemos no Brasil é a linha Transporter, da Volkswagen Nutzfahrzeuge, a divisão de veículos comerciais da marca alemã.
No Brasil, a Volkswagen produziu apenas as duas primeiras gerações da Kombi: a T1, conhecida como “Corujinha” (1957-1975), e a T2 “Clipper” (1976-2013). A produção da T2 foi encerrada devido à incapacidade de adaptar airbags obrigatórios pela legislação atual. Enquanto isso, na Alemanha, a linha Transporter evoluiu com as gerações T3 (1979), T4 (1990), T5 (2003), T6 (2016) e, agora, a T7 (2022).
Inicialmente lançada apenas na versão Multivan, uma luxuosa minivan, a linha T7 agora inclui os modelos Transporter e Caravelle, projetados para serviços pesados. No entanto, esses modelos têm uma origem peculiar: são baseados nos veículos comerciais Tourneo e Transit Custom, fabricados pela Ford Otosan, na Turquia. Essa produção faz parte de uma parceria estratégica entre a Volkswagen e a Ford para o desenvolvimento de novos carros.
A nova geração Transporter será oferecida em quatro versões de carroceria: furgão simples, furgão Plus, Kombi e picape cabine dupla. Há também a Caravelle, uma van voltada para o transporte executivo, com acabamento superior ao da Kombi, mas inferior ao da Multivan. A versão Panamericana retorna com características aventureiras e suspensão elevada.
A motorização do T7 é variada: as versões turbodiesel oferecem potências de 110 cv, 150 cv e 170 cv; o sistema híbrido plug-in (eHybrid) alcança 232 cv; e as versões 100% elétricas variam entre 136 cv, 218 cv e 286 cv, com bateria de 64 kWh. Os modelos turbodiesel e híbridos têm tração dianteira, com opção de tração integral a partir de 150 cv. As versões elétricas possuem tração traseira, com uma versão integral planejada para o futuro.
Internamente, o T7 se destaca pela modernidade: partida por botão, painel de instrumentos digital de 12″ e tela multimídia de 13″. A alavanca de freio de mão foi substituída por uma tecla no painel, e a alavanca de transmissão foi eliminada, aumentando o espaço na cabine. Todas as versões possuem faróis e lanternas de LED, volante multifuncional, assistente de manutenção de faixa, sistema de frenagem de emergência e leitor de sinais de trânsito.
As novas dimensões do T7 permitem maior capacidade de carga. Com comprimento de 5,05 m (ou 5,45 m na versão alongada), entre-eixos de 3,10 m (ou 3,50 m na versão alongada) e largura máxima de 1,39 m entre os arcos das rodas, o volume de carga varia de 5,8 a 9 metros cúbicos. Essa capacidade ampliada é ideal para o transporte de mercadorias.
O VW Transporter T7 será lançado na Alemanha no início de 2025, com preços a partir de 36.780 euros (cerca de R$ 225.800) para o furgão e 39.130 euros (aproximadamente R$ 240.200) para a picape cabine dupla. Com uma combinação de herança histórica e inovação tecnológica, a nova geração do Transporter promete continuar o legado da Kombi, adaptada às necessidades e demandas do século XXI.