ônibus elétricos a serem produzidos no Brasil serão do modelo Padron 4×2

A Scania, uma das principais montadoras suecas, anunciou recentemente uma significativa ampliação em seu plano estratégico de investimentos no Brasil. Com um aporte de R$ 2 bilhões previsto para o período entre 2025 e 2028, a empresa está direcionando seus esforços para um segmento que tem mostrado grande potencial de crescimento: os ônibus elétricos. Dentro desse montante, R$ 60 milhões serão destinados exclusivamente para a produção desses veículos inovadores, que estão ganhando cada vez mais espaço nas cidades brasileiras.

Um Novo Capítulo na Mobilidade Urbana

O foco da Scania será a produção de chassis de ônibus elétricos, uma vez que a montadora não fabrica modelos monoblocos no Brasil. Christopher Podgorski, presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, ressaltou a importância dessa nova fase para a empresa e destacou a eficiência do Sistema de Produção Global e do exclusivo Sistema Modular Scania. “São nove fábricas operando conjuntamente para produzir caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos, todas elas constantemente atualizadas”, comentou Podgorski.

Estrutura e Inovação

No Brasil, o polo industrial da Scania está localizado em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e abrange uma área de 427 mil metros quadrados. A escolha do Brasil para sediar a produção de ônibus elétricos reflete a estratégia da Scania em se posicionar na vanguarda da transformação da mobilidade urbana por meio da eletrificação. Segundo Podgorski, a meta é “incrementar a jornada da transformação com a eletrificação”.

Adequações na Linha de Produção

Para atender à nova demanda, a Scania fará pequenos ajustes na atual linha de produção. Isabelle Diniz, engenheira de projetos industriais da Scania, explicou que as mudanças serão mínimas, envolvendo principalmente a pré-montagem dos sistemas de resfriamento e de alta tensão, além da estrutura que sustentará as baterias. “São poucas adequações na linha, basicamente mudanças na pré-montagem”, detalhou Isabelle.

O Modelo de Ônibus Elétrico

Os ônibus elétricos a serem produzidos no Brasil serão do modelo Padron 4×2, com 12 metros de comprimento e alimentados por até cinco pacotes de baterias. A Scania planeja manter o nível de produção atual de 11 chassis por dia, com três deles sendo eletrificados. Esses veículos serão idênticos aos fabricados e comercializados na Europa, feitos na Polônia.

A decisão da Scania de produzir ônibus elétricos no Brasil marca um importante avanço na direção da sustentabilidade e da inovação no setor de transporte público. Com um robusto plano de investimento e uma estratégia bem definida, a montadora sueca está pronta para liderar a transformação da mobilidade urbana no país, oferecendo soluções de transporte mais limpas e eficiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *