Após uma batalha judicial, a Great Wall Motors (GWM) obteve uma vitória significativa sobre a Volkswagen, garantindo o direito de vender seu modelo elétrico, o Ora Ballet Cat, no Brasil. A controvérsia girava em torno da semelhança entre os modelos da GWM e o icônico Fusca da Volkswagen.
A Volkswagen havia tentado anular os registros dos modelos GWM Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), argumentando que eram uma cópia do VW Fusca. A disputa legal se arrastou desde agosto de 2022, até que a GWM conseguiu reverter uma decisão desfavorável em fevereiro de 2023.
Em sua defesa, a GWM destacou que o Fusca deixou de ser fabricado no Brasil em 1996, e que a inspiração no clássico modelo não constituía uma concorrência desleal. A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região acatou esse argumento, concedendo à GWM o direito de comercializar seus veículos no país.
O modelo em questão, o Ora Ballet Cat, apresenta características únicas e inovadoras. Com faróis ovais e um design elegante, o carro ganhou notoriedade pelo título de “carro mais feminino do mundo”. No entanto, algumas de suas funcionalidades foram alvo de controvérsias, como o modo de condução “Lady Driving” e o “Warm Man Mode”, que visam a conforto e comodidade, mas foram criticados por sua abordagem estereotipada de gênero.
Em termos técnicos, o “Fusca chinês” supera em tamanho qualquer modelo anteriormente fabricado pela Volkswagen. Com um motor elétrico dianteiro de 173 cv, o Ora Ballet Cat oferece duas opções de bateria, com autonomias que variam de 401 km a 500 km, conforme o ciclo chinês (CLTC).
A decisão judicial favorável à GWM abre caminho para a entrada de novos concorrentes no mercado brasileiro de veículos elétricos, oferecendo aos consumidores mais opções e impulsionando a inovação no setor automotivo. Resta agora aguardar como a Volkswagen responderá a essa decisão e como isso impactará o futuro do mercado de automóveis no Brasil.